terça-feira, 4 de novembro de 2014

Distrito Noroeste prioriza vocação, formação e juventude




(Pascom Santa Rita)

Investir na Pastoral Vocacional, na formação de ministros da eucaristia e da palavra e no estímulo à participação dos jovens na igreja são as prioridades do Distrito Noroeste, definidas na terceira etapa da Assembleia Distrital.

O evento teve a participação de lideranças pastorais de Santa Rita (paróquia Santa Rita dos Impossíveis), Mineiros (São Bento e Divino Espírito Santo) e Portelândia (Nossa Senhora das Graças). A assembleia ocorreu no Centro de Catequese da igreja matriz de Santa Rita do Araguaia em 18 de outubro.

As prioridades serão encaminhadas para a Assembleia Diocesana, agendada para outubro de 2015. Também no ano que vem elas serão transformadas em programas pastorais, com o objetivo de colocar em prática o que foi encaminhado.

As prioridades do distrito foram deduzidas a partir dos principais apontamentos feitos pelas paróquias, com base nas leituras da realidade social, econômica, política e religiosa, realizadas desde 2013.

A importância de ser pequeno
A assembleia buscou seguir a metodologia “comunidade de comunidades”, proposta pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O método diminui a concentração de ações no padre e na matriz e aumenta a importância das atividades desenvolvidas pelos leigos em pequenos grupos.


“Os pequenos núcleos religiosos são bem mais eficientes, pois conhecem de perto os problemas com drogas vividos nos bairros, as vidas dos casais e situações deste tipo”, explicou o padre Rosimar Aguiar, responsável pela paróquia Divino Espírito Santo.

Esse método de trabalho deve ser acompanhado pela leitura orante (para revigorar a reza do terço), pelo fortalecimento dos conselhos pastorais (para aumentar a participação dos leigos no planejamento e execução das ações da igreja) e pelos cursos de formação (para qualificar as lideranças pastorais).

“Precisamos ter uma mesma linguagem em Espírito”, resumiu o padre Humberto de Freitas Vieira, responsável pela paróquia Santa Rita dos Impossíveis e pelo Distrito Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário