terça-feira, 19 de agosto de 2014

FÓRUM EM GOIÂNIA: Construindo a Cidadania e a Paz

A Comissão das Pastorais Sociais do Regional Centro Oeste da CNBB realizou neste sábado, 16, o FORUM: “Construindo a Cidadania e a Paz”, refletindo sobre a 5ª Semana Social Brasileira: “O Estado que para que e para quem”.
 
No período da manhã foi apresentada uma fundamentação da Doutrina Social e do magistério da Igreja sobre as Pastorais Sociais (Dom Eugênio A. Rixen), seguida da contextualização da realidade sócio-política de Goiás e Distrito Federal (Antônio Baiano), do histórico das Semanas Sociais Brasileiras (Ir. Renato Thiel) e sobre a realização da 5ª Semana Social (Dom Guilherme A. Werlang), cuja carta compromisso contendo suas propostas, foi apresentada e refletida com os participantes do evento.
 
No período da tarde, os participantes apresentaram suas impressões acerca do que foi refletido na manhã e, após a manifestação do plenário, foram realizados trabalhos em grupo, visando definir ações concretas para o Regional, que resultaram nas prioridades: Formação para a Cidadania e a Paz e a Realização de outro FÓRUM ampliado para segunda quinzena do mês de agosto de 2015.

Algumas propostas de ação para serem desenvolvidas no ano de 2015 merecem destaque:

1) Formação e capacitação de liderança para Cidadania e a Paz;
2) Participação nos conselhos municipais e estaduais;
3) Conscientização da importância da participação efetiva do cristão na transformação da realidade sócio-política e econômica dos municípios e do estado;
4) Criação, em parceria com a PUC-GOIÁS, de cursos que abordem a Cidadania e a Doutrina Social da Igreja;
5) Promoção de encontros semestrais das Pastorais Sociais do Regional Centro Oeste da CNBB.
 
Segundo dom Guilherme, bispo de Ipameri (GO) e um dos assessores do evento, este FORUM teve como objetivo “despertar a consciência social, muitas vezes entorpecida pela ação midiática”, pois não se pode esquecer que “as Pastorais Sociais sempre estiveram presentes na caminhada da CNBB e agora, de modo especial no Regional Centro Oeste, querem contribuir para o agir consciente e assim, encarnar o Evangelho dentro da sociedade atual, ainda injusta e desigual”.

Para que isso aconteça “é necessário promover transformações no método de trabalhar e na linguagem, que precisam evoluir, modernizar-se, buscando uma nova postura para acompanhar os anseios sociais e assim apresentar respostas atualizadas para o homem e a mulher de hoje e das próximas décadas”. É necessário “abraçar algumas causas específicas para conseguir um país mais justo e mais democrático”, concluiu.
 
Ao final foi eleita, por aclamação, uma Equipe de Coordenação das Pastorais Sociais do Regional Centro Oeste para a articulação de ações no regional, juntamente com as Arqui/Dioceses que o compõem. Esta equipe é formada por: Maria de Fátima Cipriano, Antônio Baiano, Ir. Renato Thiel, Eleusa A. Vieira e Pe. Davi José Araújo, juntamente com os bispos referenciais das Pastorais Sociais do Regional Centro Oeste, Dom Eugenio A. Rixem e Dom Guilherme A. Werlang.

Fonte: CNBB Centro-Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário