quinta-feira, 5 de junho de 2014

Missa da ascensão e a cultura do encontro

Pascom Santa Rita

 
Não foi à toa que Jesus ficou 40 dias na Terra após ressuscitar. A estadia complementar teve um objetivo: estimular nos discípulos coragem para testemunhar a boa notícia do Reino de Deus onde estivessem e aonde fossem. Esse mesmo entusiasmo deve estar com os cristãos nas conversas pessoais do cotidiano e nos contatos virtuais, feitos a partir das tecnologias conectadas à internet.

Essa foi a mensagem presente na missa de domingo, 1º de junho, na igreja matriz da paróquia Santa Rita dos Impossíveis. A celebração comemorou a ascensão de Cristo ao céu e, também, o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A missa foi organizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) e se baseou no pronunciamento do papa Francisco, intitulado “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. É o 48º ano consecutivo que a igreja comemora a data; a primeira vez foi em 1967.

A celebração

A procissão de entrada destacou alguns símbolos da comunicação: a bíblia (que traz a boa notícia); papel e lápis (meios artesanais de registrar informações); notebook (representando a tecnologia atual) e o Jornal da Diocese; livros com instruções da CNBB sobre as comunicações a Pascom (para nos orientar à luz de uma fé contextualizada com as questões sociais); e a imagem de Nossa Senhora Aparecida (padroeira da Pascom).

A homilia do padre Humberto de Freitas Vieira, de 40 anos, ressaltou o momento litúrgico que a igreja vive: de espera do Pentecostes. Afinal, Cristo ascendeu ao céu prometendo não deixar seus discípulos órfãos de um defensor, o Espírito Santo, que em breve descerá em meio a eles como fonte divina de inspiração para iniciarem a evangelização.

 
No entanto, o pároco lembrou que a presença espiritual de Cristo só vai se tornar realidade se buscarmos o diálogo com as pessoas. “Não basta manter contato pelas redes sociais, pelo celular. É preciso, principalmente, conversar pessoalmente, sem pressa, ouvindo o que o outro tem a dizer, concordando ou não com o que ele pensa”.

A missa foi finalizada com duas cartas. Primeiro, a coordenadora da Pascom da paróquia, Ana Paula Ramos Carnahiba, de 39 anos, leu trechos do texto feito pelo papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações (confira aqui, na íntegra).

Depois, a comentarista da missa e integrante da pastoral, Aline dos Anjos, de 20 anos, leu a carta do bispo da Diocese de Jataí, dom José Luiz Majella Delgado, de 60, em que ele se despede da comunidade. O religioso vai assumir a arquidiocese de Pouso Alegre (MG) em 02 de agosto e ficará em Jataí como administrador diocesano até que seja nomeado.


Veja mais fotos em nossa página social:

Nenhum comentário:

Postar um comentário