quinta-feira, 27 de março de 2014

Jovens participam de formação e preparam I Encontro de Espiritualidade

O I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora, que acontece de 1º de maio a 4 de abril em Fortaleza, Ceará, está em fase de construção. Nos dias 15 e 16 de março foi realizada uma formação e a preparação dos momentos celebrativos do Encontro, dos cantos e da organização do local.

 
Estiveram presentes integrantes de movimentos sociais, de pastorais, do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), entre outros jovens. Padre Mirim Borges, que será um dos oficineiros do Encontro com o tema "Espiritualidade e Liturgia Popular", foi o facilitador deste momento. Ele destacou o objetivo principal destes dias de formação.

"O objetivo foi capacitar um grupo, formar uma equipe para preparar as celebrações do I Encontro de Espiritualidade. Conversamos sobre as temáticas do Encontro e trabalhamos com os sonhos, com a construção do caçador de sonhos e pensamos: Qual boa notícia queremos compartilhar com as juventudes?", questionou, destacando ainda que o momento foi inspirado pela música Sonho Impossível, de Chico Buarque.

Durante a programação também foi realizada uma roda de conversa em que foi trabalhado o texto ?Sobre Espiritualidade", de Dom Pedro Casaldáliga.

"Eu sou a minha espiritualidade, eu não tenho espiritualidade, sou a espiritualidade. Porque minha espiritualidade é toda minha vida: o que eu sou, o que eu faço, o que eu suporto, o que eu conquisto, o que eu anseio, a minha esperança. Tudo isto é a minha espiritualidade com todas as circunstancia, de família, de comunidade". (trecho do texto)

Padre Mirim testemunha que o texto animou e ajudou os jovens a descobrir "que a espiritualidade é seu jeito de viver, de conviver e de agir como juventude".

Também foram pensadas as músicas e como utilizá-las para elevar os momentos de mística, que, como revela padre Mirim, devem ser de beleza, de encantamento e de leveza.

Nenhum detalhe foi deixado para trás. Os jovens também visitaram o local do Encontro de Espiritualidade, a Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), para pensar como organizá-lo e decorá-lo de modo que os locais onde as palestras, oficinas e celebrações vão acontecer "tenham cheiro, cor, sabor, vida".

O ENCONTRO

De 1° a 04 de maio de 2014, a cidade de Fortaleza receberá o I EncontroNacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora, uma iniciativa da Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe - ADITAL, com apoio do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), o Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais/ PUC Minas (Cestep), o Centro de Formação Terra do Sol (CHS), a Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

O objetivo principal do Encontro é discutir a relação entre a juventude e a sua espiritualidade, ou seja, como os jovens veem essa questão. Algumas importantes indagações surgem: estarão a Igreja e a academia preparadas para os questionamentos de uma juventude unida mundialmente pela tecnologia, mas sobrecarregada de informação? Como as atuais gerações estão se preparando para os desafios de uma sociedade em rápida transformação? Por que a espiritualidade representa libertação?

Para debater esses e outros questionamentos o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora reunirá em Fortaleza importantes pensadores do Brasil e do exterior na área de espiritualidade. Unindo diferentes pontos de vista, eles e elas tentarão apresentar à sociedade uma resposta aos profundos questionamentos morais e espirituais que o mundo atual desperta. Os assuntos serão debatidos em mesas redondas, oficinas, além de bate-papos informais.

O local do encontro, a Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), ideal para encontros de meditação e oração, também funcionará como um catalizador de ideias novas e libertadoras, estimulando os participantes a uma convivência harmônica entre si e com o próprio planeta. A integração entre jovens e palestrantes será estimulada através de apresentações culturais, momentos de refeição, celebrações formais ou encontros informais, a exemplo da Noite Cultural do Encontro.

Fortaleza abrigará jovens de todo o país para que possam discutir os caminhos que precisam ser seguidos para construírem uma Igreja espiritual, multiplicando em suas comunidades as ideias e assuntos debatidos por meio de mensagens de amor, paz e fé.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário