terça-feira, 29 de abril de 2014

Em Santa Rita: Haverá missa em desagravo pela violação do Sacrário

Sacrário da Igreja Matriz foi profanado - quebraram a porta, levaram a âmbula e largaram expostas as hóstias consagradas

Pascom

A Polícia Militar recuperou a âmbula furtada ontem (segunda-feira, 28) do sacrário da igreja matriz da paróquia Santa Rita dos Impossíveis. Membros da comunidade vão hoje até a Delegacia da Polícia Civil pegar o cálice e buscar informações sobre quem cometeu o delito.

O pároco Humberto de Freitas Vieira, de 39 anos, prepara-se para realizar em breve uma “missa de desagravo pela violação do sacrário e sacrilégio contra a eucaristia”. A cerimônia tem o objetivo de pedir a Deus que perdoe quem profanou o sacrário, local sagrado que guarda o corpo de Cristo, representado pelas hóstias eucarísticas.

O fato aconteceu entre a madrugada e a manhã de segunda-feira e foi descoberto por pessoas que frequentam a matriz diariamente. Logo elas acionaram a polícia, que procedeu às buscas e efetuou exame de digitais.

Conforme o padre, quem praticou o furto entrou por uma porta dos fundos da igreja que, provavelmente, estava destrancada. Em seguida abriu o sacrário à força e levou a âmbula, cálice de metal de cor dourada.

“É a primeira vez que isso acontece em uma paróquia em que eu sou pároco. Estou angustiado e tentando entender o que falta para conseguirmos atingir os corações de pessoas que fazem atos como esse”, comentou o padre.

O pároco disse que não há uma data definida para a missa de desagravo porque é preciso, primeiro, saber se é possível consertar a porta do sacrário que foi arrombada. Entretanto, adiantou que a cerimônia vai iniciar no templo da igreja e seguirá em procissão até o local onde ocorreu a profanação.

Para refletir:  "Ainda sem participar da fé cristã ou religiosa, todo cidadão está moralmente obrigado a respeitar as crenças alheias em virtude do direito de liberdade religiosa".(Pe. Hurtado Gil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário