sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31 de Janeiro – Dia de São João Bosco

Família Salesiana prepara Bicentenário de Dom Bosco

 
Vivenciando o triênio de preparação para o Bicentenário de nascimento de São João Dom Bosco, a Família Salesiana preparou um itinerário de atividades que culminará em 2015.

O percurso, dividido em três etapas, teve início em 15 de agosto de 2011 e terminará no dia 15 de agosto de 2015, marco dos 200 anos de nascimento do patrono da juventude e fundador da Congregação Salesiana.

São João Dom Bosco, cuja memória litúrgica celebramos nesta sexta-feira (31), é considerado modelo de educador e mestre da juventude.

O delegado do Sistema Salesiano de Comunicação Social, Irmão Cledson Rodrigues, explicou que cada etapa desenvolve um aspecto do carisma de Dom Bosco. Conhecer e amar sua a História (2011-2012), Pedagogia (2012-2013) e agora em (2014-2015) sua Espiritualidade ‘Conhecer e viver a Espiritualidade de Dom Bosco’.

“A partir de 16 de agosto de 2014 serão iniciadas as celebrações coerentes com os anos de preparação, referindo-se à missão de Dom Bosco com os jovens e pelos jovens. Esta ação envolve toda a família salesiana no mundo, nos cinco continentes, em 132 pais que temos a presença salesiana”, afirmou.

Irmão Cledson Rodrigues ressaltou que entre as atividades está a peregrinação da urna de Dom Bosco, que atravessará os cinco continentes. A urna contém uma relíquia do santo e percorrerá as nações em que os Salesianos estão presentes. Essa peregrinação se concluirá em 31 de janeiro de 2014, em Roma.

“Outras atividades envolvem ainda a construção do busto de Dom Bosco. Uma obra de arte que deverá ser construída de acordo com as características de cada inspetoria e será colocada em um lugar público. Serão pintados quadros de Dom Bosco, por artistas regionais, e uma grande galeria será montada em Roma, em 2015”, explicou.

A última proposta é a produção do hino a Dom Bosco, com a participação de artistas e de jovens das obras salesianas do Brasil.

O Missionário Salesiano ressaltou ainda que o principal legado de Dom Bosco é seu amor pelos jovens e que a sua sabedoria pedagógica ainda não foi superada.

“Dom Bosco é o grande santo mestre e pai da Juventude. Sua obra salvou milhares de jovens e seu pedido de que ‘não basta amar os jovens, eles precisam se sentir amados’, ainda é levado por todo o mundo”, finalizou.

Vida e obra de Dom Bosco

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo D´Asti, na Itália, perto de Turim, em 1815, e faleceu em Turim, em 1888. Filho dos camponeses Francisco Bosco e Margarida Occhiena, quis ser padre para trabalhar com crianças e jovens, educá-los e evangelizá-los segundo projeto de promoção integral. Visava formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Em 1859, Dom Bosco fundou a Congregação Salesiana, hoje presente em mais de 130 países, nos cinco continentes. Chamou de Salesianos seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales (Sociedade de São Francisco de Sales).

Dom Bosco assegurou aos Salesianos que não havia dado nenhum passo, no que tange à Congregação Salesiana, que não fosse previamente orientado por sonhos. Esses eram, para ele, a via ordinária pela qual Deus lhe manifestava Sua Vontade.

PORTAL A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário