segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Carta do Papa Francisco aos futuros cardeais, que logo debaterão sobre a família

Cardinalato não é uma condecoração, mas um serviço

ACI/EWTN Noticias-  O Papa Francisco enviou uma carta aos futuros 19 cardeais que serão criados no Consistório de 22 de fevereiro, na que explicou que o Cardinalato não é uma promoção, nem uma honra nem uma condecoração; mas um serviço que exige engrandecer o coração.

Segue a carta enviada pelo Santo Padre aos futuros cardeais:

“Querido irmão,

No dia no que se faz pública sua eleição de formar parte do Colégio de Cardeais, envio-lhe uma cordial saudação, e lhe asseguro minha proximidade e minha oração. Espero que, ao formar parte da Igreja de Roma ‘vestido com as virtudes e os sentimentos do Senhor Jesus’ (cf. Rm 13,14 ), você possa me ajudar com fraterna eficácia no meu serviço à Igreja universal.

O cardinalato não significa uma promoção, nem uma honra, nenhuma condecoração; é simplesmente um serviço que exige ampliar a vista e aumentar o coração. E Apesar de parecer um paradoxo – continuou o Papa Francisco – este poder olhar para mais longe e amar mais universalmente com mais intensidade só pode ser adquirido se seguirmos o mesmo caminho do Senhor: o caminho da humilhação e da humildade, tornando-nos servidores (cf. Fl 2, 5-8).

Portanto, peço-te, por favor, que recebas esta designação com um coração simples e humilde. E, mesmo que tu o faças com júbilo e alegria, faz de modo que este sentimento esteja longe de qualquer expressão de mundanidade, de qualquer comemoração diferente do espírito evangélico de austeridade, sobriedade e pobreza.

Adeus e até o próximo 20 de fevereiro, quando começaremos os dois dias de reflexão sobre a família. Fico à sua disposição e, por favor, peço-lhe que reze e peça que rezem por mim.

Que Jesus o abençoe e a Virgem Santa o proteja".


Primeiro consistório de Francisco debaterá o tema da família

Durante o anúncio dos novos cardeais, no domingo, 12, o papa Francisco disse que reunirá o Colégio Cardinalício para debater o tema da família. O consistório está marcado para o dia 22 de fevereiro, no Vaticano, data em que se celebra a Festa da Cátedra de São Pedro. Na cerimônia, os nomeados receberão o título, o capelo e o anel.

Este será o primeiro consistório de Francisco com a presença dos novos cardeais. A última convocação para a criação de cardeais foi em novembro de 2012, pelo papa emérito Bento XVI.

“Rezemos pelos novos cardeais a fim de que, revestidos da virtude e do sentimento do Senhor Jesus, o Bom Pastor, possam ajudar cada vez mais eficazmente o bispo de Roma no seu serviço à Igreja Universal", disse o papa Francisco aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Evangelização da família

Nos dias anteriores ao Consistório, 20 e 21 de fevereiro, o papa com todos os cardeais irão refletir sobre a realidade da família. A iniciativa de Francisco antecede os trabalhos do Sínodo dos Bispos que será realizado de 5 a 19 de outubro, durante o qual serão abordados os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização.

No ano passado, o papa enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo sínodo com 35 questões sobre a família, esperando contar com as contribuições das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário