segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Papa criará 19 novos cardeais, entre eles um brasileiro

Dom Orani Tempesta será criado cardeal em fevereiro 

ACI/EWTN Noticias- O Papa Francisco anunciou hoje, no final da oração do Ângelus diante da multidão de fiéis e peregrinos congregados na Praça de São Pedro, a criação de 19 novos Cardeais no dia 22 de fevereiro deste ano.

 
Os novos Cardeais pertencem a 12 nações diferentes de todo o mundo. Anteriormente, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Santo Padre sustentará um consistório junto a todos os cardeais, para refletir sobre a família.

São eles: o Secretário de estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin; o Secretário do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri (ex-Núncio Apostólico para o Brasil); o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller e o Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Beniamino Stella.

Também serão criados Cardeais o Arcebispo de Westminster (Reino Unidos), Dom Vincent Nichols; o Arcebispo de Managua (Nicarágua), Dom Leopoldo José Brenes Solórzano; o Arcebispo de Québec (Canadá), Dom Gérald Cyprien Lacroix; o Arcebispo de Abidjan (Costa do Marfim), Dom Jean-Pierre Kutwa e o Arcebispo de Rio do Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

 
"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une as que já desenvolvo", disse dom Orani em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro.

Francisco criará Cardeal também seu sucessor na Arquidiocese de Buenos Aires (Argentina), Dom Mario Aurelio Poli; o Arcebispo da Perugia-Città della Pieve (Itália), Dom Gualtiero Bassetti; o Arcebispo de Seul (Coréia), Dom Andrew Yeom Soo Jung; o Arcebispo do Santiago de Chile (Chile), Dom Ricardo Ezzati Andrello; o Arcebispo de Ouagadougou (Burkina Faso). Dom Philippe Nakellentuba Ouédraogo; o Arcebispo de Cotabato (Filipinas), Dom Orlando B. Quevedo e o Bispo de Cavez (Haiti), Dom Chibly Langlois.

Entre os novos Cardeais se encontram três Arcebispos eméritos, que são Dom Loris Francesco Capovilla, Dom Fernando Sebastián Aguilar e Dom Kelvin Edward Felix.

Fonte: ACI digital e CNBB/Arquidiocese Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário