quarta-feira, 14 de maio de 2014

Caminhos Abertos na tentativa de colocar em prática as propostas da 52ª AG

Terminada a Assembleia da CNBB, os rumos estão traçados, as decisões foram tomadas, as recomendações foram feitas. Agora, se trata de caminhar, na tentativa de colocar em prática tantas propostas, feitas com a boa intenção de serem realizadas.

Mas antes de colocar em documentos a boa vontade de todos levarem em frente a missão da Igreja em nossa realidade, a assembleia  dos bispos serviu para fortalecer entre si mesmos o clima de fraternidade, o sentimento de comunhão mútua, e a certeza de contar com a graça de Deus.

 
As propostas foram feitas. E desta vez, no ambiente eclesial que vivemos, tão marcado pela atuação do Papa Francisco, no contexto do seu primeiro ano de serviço à Igreja como “bispo de Roma”. Nos damos conta de uma incumbência indispensável: somos chamados a colocar em boa sintonia as recomendações do Papa Francisco, com as nossas preocupações pastorais, expressas pela assembleia da CNBB.

Neste sentido, parece que agora temos duas fontes práticas de referência para a nossa ação pastoral: o documento Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, e o documento aprovado agora pela CNBB, sobre a renovação da paróquia.

A Paróquia é a estrutura eclesial mais visível, com a qual todos acabam se defrontando.

Agora que o documento foi aprovado, fica ainda mais visível o acerto estratégico da Igreja no Brasil, de iniciar a implementação das recomendações do Papa Francisco, com a renovação da paróquia.

Assim, podemos ter ao mesmo tempo os pés no chão,  nas realidades que compõem a Paróquia, descritas no documento da CNBB, e ao mesmo tempo sentir-nos em plena comunhão com a Igreja, seguindo de perto o documento que o Papa fez questão de propor a todos como roteiro para a Igreja inteira nos próximos anos.

Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales

Nenhum comentário:

Postar um comentário