segunda-feira, 5 de maio de 2014

Comunidade celebra missa em desagravo depois da âmbula ter sido recuperada

Pascom
 
Uma mistura de alegria e pesar tomou conta da missa de ontem na igreja matriz da paróquia Santa Rita dos Impossíveis. A comunidade celebrou mais uma confirmação litúrgica da ressurreição de Cristo, em Emaús, e também fez um desagravo pelo furto da âmbula e violação do sacrário, que aconteceram entre o fim da noite de domingo (27 de abril) e a madrugada de segunda-feira (28).
 
 

A cerimônia de desagravo teve o objetivo de pedir perdão a Deus pela profanação e restituir simbolicamente o cálice que guarda as hóstias sagradas, ao final da missa, com a exposição do Santíssimo Sacramento. Aproximadamente 280 pessoas participaram da missa.

 
O pedido de perdão foi feito durante o sermão do pácoro Humberto Vieira, em nome da pessoa que praticou o furto. “Esse nosso irmão agiu como os discípulos de Emaús, que caminharam com Cristo após sua ressurreição, mas inicialmente não enxergaram que se tratava do Filho de Deus. Ele ficou cego pensando que a âmbula era de ouro e poderia resolver suas vontades imediatas, de dinheiro, prazer, vício. Também pedimos perdão coletivamente, porque devemos ter mais cuidado com as coisas divinas”, disse o padre.

O Santíssimo começou a ser exposto no altar, foi conduzido pelo tempo e levado ao sacrário. Lá ficou como sinal simbólico de recolocação da âmbula furtada. A Polícia Militar recuperou o cálice na segunda (29), mas seu reposicionamento efetivo vai ocorrer somente quando o sacrário for consertado. A Polícia continua à procura de quem praticou o delito.

 

Um comentário:

  1. Deus de amor, nós te adoramos neste Sacramento
    Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento
    És o Deus escondido, vivo e vencedor
    A teus pés depositamos todo nosso amor...
    No Calvário se escondia tua divindade
    Mias aui também se esconde tua humanidade
    Creio em ambos e peço, com o bom ladrão
    No teu reino, eternamente, tua salvação...

    ResponderExcluir