terça-feira, 13 de maio de 2014

Mães da Comunidade em Santa Rita são homenageadas

Por Aline dos Anjos/Pascom

Os preparativos para os festejos em homenagem à Santa Rita dos Impossíveis começaram antes da programação oficial este ano. A festa em honra à padroeira inicia hoje, com novena, hasteamento do mastro e acendimento da fogueira, mas desde domingo (11) a paróquia está em celebração.
 
É que nessa data o grupo São José (Terço dos Homens) realizou um almoço comunitário no salão da igreja matriz para comemorar o Dia das Mães. Houve leilão de gado e, à noite, missa especial.

Almoço

“Esse é um momento de confraternização entre todas as mães, é um momento único”, disse Rosangela Hugueney Gomes, 58 anos, professora aposentada, que aprovou a ideia do almoço comunitário em homenagem às mães.

A atividade foi iniciada com um momento de oração em que se pediu a interseção de Nossa Senhora, modelo de mãe cristã. Os filhos disseram o quanto suas mães eram importantes. A emoção tomou conta do lugar.

“Pra mim a palavra ‘mãe’ é tudo na vida da gente, porque a gente não seria nada se não fossem nossas mães”, comentou Renato Pereira Farias, 27 anos, eletricista industrial.

Leilão

Após o almoço, foi realizado um leilão de gado, mais uma atividade integrante dos preparativos para a festa em homenagem à Santa Rita. O dinheiro arrecadado será depositado na conta da paróquia e sua aplicação depende de reunião entre o pároco e o Conselho Financeiro, informou Maria da Piedade Gomes Alcântara Ferreira, 58 anos, dona de casa uma das festeiras deste ano.

Missa

À noite houve celebração da missa com benção especial para as mães. A turma do Crisma preparou lembrancinhas e o grupo São José distribuiu rosas.

Festa de Santa Rita dos Impossíveis

O pároco Humberto de Freitas, 39 anos, mencionou que este ano haverá algumas diferenças nas comemorações em homenagem à padroeira. Enquanto em 2013 ocorreu uma meditação sobre a vida de Santa Rita dos Impossíveis, nesta edição a novena vai se orientar a partir da frase “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

“Decidimos refletir não somente sobre a vida da padroeira, mas também sobre essa nova paróquia que pretendemos ser. Então, meditaremos o tema ‘Com Santa Rita seremos uma nova Paróquia’ e o lema ‘Vós sois o corpo de Cristo e sois seus membros’ (1 Cor 12,2)”, concluiu.

Programação

A novena em honra à Santa Rita termina em 21 de maio. No dia 22 ocorre a procissão (saída da fazenda Santa Rita às 17h com destino a igreja matriz) e em seguida a missa. O encerramento dos festejos será no dia 25, com batizado às 9h, almoço a partir das 11h e missa às 19h30.

Veja as fotos do evento em nossa página social: https://www.facebook.com/pascom.santarita.12/photos_albums
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário