segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sacramento do Batismo: cinco novos irmãos na nossa comunidade

Pascom

 
Maria Vitória (de cinco anos), Tamires Vitória (um ano), Sofia Laiza (oito meses), Luiz Davi e Déborah Tsilly (três meses) são os novos membros da paróquia Santa Rita dos Impossíveis. Eles foram batizados na manhã deste domingo (25) na igreja matriz. Água, óleo, vela e sal compuseram o rito litúrgico, simbolizando nascimento para vida nova, no seio da religião católica.

“É uma forma de entrar na comunidade”, resumiu a dona de casa Andressa Victor Martins, de 25 anos, mãe de Maria Vitória. Ela e o esposo, o maquinista Cristódio Pereira de Souza, de 28 anos, participam das atividades da paróquia há quatro meses e enxergam no batismo da filha uma maneira de fortalecer os laços religiosos com a igreja. A pequena Maria Vitória observou atenta, com os olhos arregalados, as palavras da mãe, mas, tímida, preferiu manter o silêncio.    

Já o batismo de Déborah tem relação com uma graça recebida. A mãe da criança, a dona de casa Rosângela Oliveira de Besso, de 37 anos, havia engravidado e perdido o bebê por duas vezes, em 2010 e 2011. Ela tinha ovário policístico (com vários cistos) e endometriose, que impediam uma gestação saudável.

“Foi quando, em maio de 2013, eu fiz a novena de Santa Rita dos Impossíveis e pedi a graça de poder ter um filho, e em fevereiro de 2014 ela me concedeu”, contou Rosângela. No mesmo mês, dedicado à padroeira, uma outra graça lhe ocorreu: “Meu sobrinho, que tinha saído da casa da família em 2012 e se afastado de mim, retornou e voltou a falar comigo”. Mais um detalhe nessa história: hoje também é o dia do aniversário do pai de Déborah, o operador de máquinas Luiz Ricardo Follmann, de 50 anos.

Fatos como esses aprofundam o sentido do batismo e recompensam o trabalho da pastoral responsável por este sacramento. É o que comentou a coordenadora Sebastiana Gomes de Alcantara e Lima, de 53 anos. Ela está à frente da pastoral desde o fim do ano passado, mas acompanha os trabalhos do batismo há cerca de sete anos.

 
Seu serviço consiste em conduzir o curso de formação para pais e padrinhos, composto das seguintes etapas: apresentação do querigma; nascimento da igreja; sacramentos e documentos católicos; o batismo na Bíblia; responsabilidades de pais e padrinhos e rito litúrgico. “Já vi muitos batismos, mas sempre tem uma surpresa. Estamos nos esforçando para melhorar cada vez mais a organização e a participação dos pais e padrinhos”, explicou, contente pelo trabalho realizado.
 
Veja mais fotos nos álbuns de nossa página social:

Nenhum comentário:

Postar um comentário