segunda-feira, 26 de maio de 2014

Homem e mulher do campo são homenageados na Festa de Santa Rita

Pascom



O lavrador Sebastião Vicente da Silva, de 80 anos, foi um dos homenageados da missa de sábado, 24, realizada na igreja matriz e que fez parte dos festejos em honra à Santa Rita dos Impossíveis. A cerimônia, dedicada ao homem e à mulher do campo, teve a presença de cerca de 250 pessoas.

A cultura rural foi lembrada em vários momentos da liturgia. A procissão de entrada trouxe porções de milho, soja e feijão. A missa foi animada pelo som da viola. Uma mesa com frutas, legumes e instrumentos de trabalho do campo ocupou espaço de destaque no altar. E ao final da cerimônia houve a benção das sementes, que foram levadas para casa pelos fiéis.

“Eu acho importante lembrar do homem do campo. Fico feliz com isso. Gosto de participar dessas reuniões na igreja. A gente vê a união das pessoas. E sempre que posso contribuo com alguma coisa”, comentou seo Sebastião, que há mais de 30 anos participa de missas em Santa Rita do Araguaia. Ele mora numa fazenda na zona rural, a 23 km do centro da cidade.

Calmo, sorridente e com voz baixa, o lavrador contou que hoje em dia corta madeira para fazer currais, pontes e cercas. Diz que já mexeu com plantações de arroz, feijão e milho e que foi vaqueiro.

“Lembramos nesta missa do homem e da mulher do campo, que trabalham noite e dia para que não falte alimento na mesa de cada um”, destacou padre Humberto de Feitas Vieira, de 39 anos. Mantendo a relação com a cultura rural, o celebrante ressaltou que devemos ser como sementes, para gerar bons frutos espirituais, entre eles a amizade, a justiça, a solidariedade e a caridade.

Festa social com bandejadas

 
Após a missa teve início o leilão de bandejadas no salão social da igreja. Os tabuleiros continham diversos tipos de produtos, como doces, salgadinhos, refrigerantes, bebidas, frutas, cereais, peixes e costelas de porco. Várias prendas também faziam parte do leilão.

Segundo o professor aposentado e festeiro José Agustinho Ferreira, de 64 anos, só no sábado seriam arrematadas 42 das bandejadas e prendas, de um total de 119 peças doadas para a festa por famílias, indivíduos, escolas e empresas.

O médico veterinário João Antônio Lira Ferreira, de 46 anos, doou uma bandejada com pratos, salgadinhos e frango assado para um primo novenário arrematar no valor de R$ 1,5 mil. “Vamos comemorar juntos, em família, o que for arrematado”. Ele mora em Uberlândia (MG), mas vem para Santa Rita durante os festejos em honra à padroeira.
 
A doação da bandejada é uma forma de continuar a tradição iniciada pela mãe, dona Ivanize, falecida no ano passado. Ela morava em Santa Rita e era uma assídua frequentadora da igreja.

Veja mais fotos nos álbuns de nossa página social:

Nenhum comentário:

Postar um comentário