quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Diocese de Anápolis (GO) inaugura Seminário Menor

A promoção vocacional e a formação de sacerdotes têm sido uma das prioridades da diocese de Anápolis (GO). No final do mês de janeiro foi inaugurado o Seminário Menor Diocesano “Cristo Redentor”. Dez jovens estudantes do ensino médio ingressaram na primeira turma. Eles serão preparados para o Propedêutico, fase inicial da formação presbiteral no Seminário Maior.

 
De acordo com o bispo diocesano, dom João Wilk, a instalação do Seminário representa uma conquista para a diocese, que contribuirá na formação de mais jovens e no incentivo de novas vocações. Até 2013, a diocese encaminhava os seminaristas menores para Petrópolis (RJ), no Seminário Menor Diocesano "Nossa Senhora do Amor Divino".

“A pastoral vocacional é animada pelos próprios formadores, com encontros periódicos com os candidatos, que incluem uma prévia avaliação antes de serem admitidos a fazer a experiência no seminário. Iniciar um seminário menor próprio é uma satisfação e um desafio”, disse dom João.

Formação

O jovem que ingressa na formação presbiteral passa pelo Seminário Menor durante os estudos do segundo grau. Depois fazem a experiência de um ano no propedêutico e são encaminhados para cursar dois anos de filosofia e quatro de teologia.

A diocese de Anápolis conta com 67 seminaristas em formação, sendo 10 no seminário menor, 14 no propedêutico, 15 na filosofia e 28 na teologia. A equipe de formadores é composta por cinco sacerdotes e um diácono, para os três níveis de formação.

“O próprio processo de formação é o constante desafio. Somos conscientes da necessidade da formação dos formadores e de estar a cada momento à altura de corresponder ao que determinado momento exige. Um grupo relativamente grande exige a presença constante dos formadores e acompanhamento personalizado. Se não, se corre o risco de formar uma massa, não os indivíduos”, explica dom João.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário