quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pastoral da Criança alerta para violência contra gestantes

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, faz um alerta de que mulheres grávidas são mais vulneráveis a violência. De acordo com a Pastoral, ao contrário do que se espera, a violência contra a mulher não diminui necessariamente no período da gravidez.

Cerca de 13% das mulheres relatam aumento da frequência da violência durante a gestação. A prevalência de violência física e sexual durante a gravidez oscila entre 1% e 20%, com índices igualmente altos nos primeiros seis meses após o parto, atingindo 25% das mulheres.

Adolescentes grávidas são particularmente mais vulneráveis à violência, pois existe um risco duas vezes maior de que elas sejam estupradas, se comparado ao risco das grávidas adultas.

A grávida maltratada pode desenvolver quadro de estresse emocional constante, que se associa com baixa autoestima, isolamento, uso abusivo de cigarro, álcool ou drogas.

A assistência pré-natal é momento ideal para identificar as mulheres que sofrem violência e oportunidade de interromper o seu ciclo. O atendimento apropriado para grávidas que sofrem violência física, sexual ou psicológica representa apenas uma de muitas medidas que devem ser adotadas para se enfrentar o fenômeno da violência.

A observação cuidadosa no pré-natal, as perguntas corretas e uma escuta qualificada podem ajudar a identificar casos de violência e trabalhar formas de enfrentamento e fortalecimento da mulher, para que ela possa reagir positivamente em sua autodefesa e na proteção do bebê.

O acompanhamento da gestante, desde os primeiros meses de gravidez é uma das prioridades do trabalho da Pastoral da Criança. Saiba mais sobre o Mutirão em busca das gestantes.

A Pastoral da Criança traz semanalmente em seu site - www.pastoraldacrianca.org.br - informações e orientações para o desenvolvimento das crianças, gestantes e noções básicas de saúde.

Saiba como é feito o acompanhamentos das gestantes pela Pastoral e conheça o conjunto Cartelas de Amor, guia mês a mês dos cuidados com a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário