quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Na audiência geral o Papa fala da Eucaristia como fonte de vida da Igreja

Palavra e Pão

“É muito importante ir à missa ao domingo” e “não só rezar, mas para receber a Comunhão... É bom fazer isto!”. O Papa Francisco acrescentou improvisando estas palavras ao texto preparado para a audiência geral de quarta-feira 5 de Fevereiro, para reter a atenção dos fiéis sobre o significado da participação na Eucaristia dominical, ou seja, no «dia exacto da ressurreição do Senhor. Por isso – disse – o domingo é tão importante para nós»

Por conseguinte, um dia que deve ser vivido e celebrado com a participação na Eucaristia: um sacramento «que se coloca – observou o Pontífice – no coração da iniciação cristã, juntamente com o baptismo e a confirmação» e que «constitui a fonte da própria vida da Igreja».

O altar coberto com a toalha como uma mesa, a cruz do sacrifício de Cristo que se faz «alimento espiritual, sob os sinais do pão e do vinho», o ambão do qual se proclama a Palavra representam a última ceia, na qual palavras e pão «se tornam um todo» e se transformam «em extremo agradecimento ao Pai pelo seu amor». E «agradecimento», explicou o Pontífice, «em grego diz-se “eucaristia”».

Eis por que é importante para os cristãos participar na missa dominical e na comunhão sacramental, que aliás é expressão, recordou, da «comunhão com o Pai» e com os irmãos.

E também em nome desta comunhão o Papa Francisco, dirigindo-se aos grupos de fiéis presentes na praça de São Pedro, fez de novo apelo à solidariedade com os «nossos irmãos e irmãs – disse – que sofrem as consequências de tanta chuva que caiu na Toscana e aqui em Roma».

Chuva que, ainda persiste sobre a capital, obrigou a reunir os numerosos doentes – cuja presença caracteriza a audiência geral – na Sala Paulo VI, de onde seguiram o Pontífice através de grandes écrans. O Papa Francisco prolongou-se com eles antes de chegar ao adro da basílica Vaticana e depois, no final do encontro, dirigiu-lhes uma especial saudação.

Fonte: L’Osservatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário