terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pastoral da Mulher busca reintegração e combate o tráfico de seres humanos

A Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM) desenvolve um trabalho de acompanhamento e promoção das mulheres que se encontram em situação de prostituição, de sensibilização social e vítimas do tráfico de seres humanos.

A PMM é uma pastoral social atuando no âmbito nacional, ligada ao Setor de Pastoral Social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orienta-se pelas diretrizes da CNBB e se relaciona à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz.

 
“O enfretamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual - atividades organizadas por redes criminosas que crescem cada vez mais - e o aliciamento de mulheres, crianças e adolescentes: esta é a nossa luta”, afirmou.

A coordenadora alertou que em ano da Copa do Mundo no Brasil há muitas evidências de aumento de tráfico de pessoas, de exploração sexual e prostituição.

“Outro desafio da PMM é a sustentabilidade (recursos humanos e financeiros). Cada ano é uma nova luta para manter firme o trabalho, com os poucos recursos e cada vez menos adesão de pessoas voluntárias para realizarem esta missão”, acrescentou.

Para Sueli, os desafios não impedem que a PMM continue a  missão: “Esta obra vai pra frente, pois esta obra é de Deus. Somos apenas coadjuvantes, ou seja, somos chamados e vocacionados a construção do Reino de Deus no aqui e no agora de nossa realidade histórica”.

“O trabalho da pastoral é uma ação evangelizadora, uma ação profética e missionária da Igreja Católica; ela se define pela opção preferencial pelas mulheres marginalizadas, seguindo os ensinamentos de Jesus, acolhendo aquelas que a sociedade, de forma geral, promove e usa (a prostituição) e depois marginaliza, exclui e estigmatiza”, avalia. 

Sueli completou que as ações da PMM apoiam essas mulheres batalhadoras na luta por um espaço na sociedade, para que não seja contaminado pelo preconceito, desamor e pela violência. Ajuda mulheres a buscarem alternativas de vida, de geração e gestão de renda e assim deixarem esta vida de violência e de indignificação do ser humano.

Sueli lembrou que neste ano há uma preocupação maior da Igreja atendendo ao apelo da Campanha da Fraternidade, cujo tema é ‘Fraternidade e Tráfico de Humano’.

“Isso toca diretamente a relação da exploração sexual, sendo uma das modalidades do Trafico Humano a prostituição forçada com todas as violações de direito de uma pessoa vítima deste mal”, finalizou.

Mais informações sobre a Pastoral da Mulher Marginalizada pelo site www.pmm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário