terça-feira, 19 de novembro de 2013

Consagrados seculares debatem revitalização perante desafios na Igreja e no mundo

"Vocação e Comunhão". Este é o tema da 21ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), que teve início no dia 14 e aconteceu até domingo, 17, no Santuário de Schoenstatt, em Atibaia (SP). O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Deusmar Jesus da Silva, acompanhou o evento.

De acordo com a presidente da CNIS, Helena Paludo, a reflexão sobre o tema “busca uma revitalização da vocação dos consagrados e consagradas seculares, perante os desafios enfrentados na Igreja e no mundo”. A assessoria é do padre Euclides Cardoso Moreira, que está fundando o Instituto Secular: Fraternidade, caminho do discipulado, e de dom Hugo Cavalcante, que fala sobre questões canônicas.

A Assembleia, que acontece a cada dois anos, reune cerca de cem pessoas entre responsáveis pelos Institutos Seculares filiados à CNIS e os coordenadores dos Conselhos das conferências regionais.

Durante o evento, os participantes deliberam sobre os Estatutos da CNIS e definem data e local para a Jornada Nacional e Assembleia da instituição.

A CNIS congrega os institutos seculares do Brasil e atua como organismo de comunhão e diálogo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.  Tem como objetivos: ser órgão de comunhão e serviço para os Institutos Seculares; divulgar e representar os institutos seculares em níveis nacional e internacional; ser elo entre os institutos seculares, CNBB e demais organismos do povo de Deus.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário