terça-feira, 26 de novembro de 2013

Santa Rita comemora Festa de Cristo Rei com celebração feita por leigos e músicos

Dia nacional do Leigo e Leiga e Santa Cecília também foram lembrados

Da Pascom

Não é todo dia que a igreja tem tantos motivos juntos para comemorar. Mas ao menos uma vez por ano Santa Cecília, Cristo Rei e a importância de leigas e leigos são lembrados nas cerimônias do catolicismo.
 
Foi o que ocorreu neste domingo, 24 de novembro, na paróquia de Santa Rita dos Impossíveis, em Santa Rita do Araguaia (GO), que teve ainda mais uma razão para comemorar: o encerramento do ano da fé e a preparação para o advento.

Músicos

A celebração realizada na igreja matriz lembrou a história de Santa Cecilia, padroeira dos músicos, que deu a vida em nome da virgindade prometida a Jesus e agradecia com hinos de louvor pelas graças recebidas.

“A música é a porta de entrada para Deus e o músico é este elo com Ele”, resumiu Daniela Freitas de Oliveira, de 16 anos, estudante, integrante da RCC e da Pastoral Liturgia. Ela canta e toca violão há um ano.

 

Já Leandro Gomes de Lima, de 24 anos, que cursa Ciências da Computação, ressalta a responsabilidade de ser músico na igreja. “A gente deve seguir a doutrina do catolicismo. Toco para duas pessoas ou 10 mil com a mesma postura, com respeito às pessoas e à igreja”. Leandro toca desde os 16 anos e afirma: “Quanto à música, só me dedico à igreja”.

Leigas e leigos

A comerciante Valdenésia Pereira de Souza, de 49 anos, é uma dessas mulheres de sorriso fácil, que contagia o ambiente em que está. Participante das pastorais da Liturgia e da Acolhida, ela pode ser considerada uma leiga engajada. “O leigo é de grande importância na igreja. É com o auxílio dele que as coisas acontecem”, comenta em poucas palavras.

Valdenésia destaca que tem dois filhos que também frequentam a igreja: Talita Dayane, de 29 anos, que mora em Goiânia, e Everton, de 28 anos, que vive em Santa Rita.

Já seo Rafael Batista de Souza, de 63 anos, aposentado, de largo sorriso, chega a dizer que o leigo engajado é capaz de transformar o mundo. “O leigo é muito importante para a igreja. Sua participação ajuda a mudar o mundo, que está tão difícil, com tantas coisas ruins, como a gente vê nos jornais, nos noticiários”.

Cristo Rei

Mas de nada adiantariam lindas músicas e uma enorme disposição para transformar o mundo se não tivéssemos Cristo como nosso rei. É o que nos lembra Sueli Borges Barcelos, de 41 anos, coordenadora da Pastoral da Liturgia e ministra da Palavra e da Eucaristia. Em seu comentário sobre o Evangelho no domingo ela ressaltou a importância de termos Jesus como principal orientação espiritual, moral e social.

 
Mencionou que o mundo está acostumado com reis e que desde o Antigo Testamento temos esses líderes, como foi Davi, escolhido para governar Israel. “Mas Jesus foi um rei humilde, sem vestes majestosas, que nos ensinou a amar e sofreu na pele, com a cruz e a coroa de espinhos, a indiferença de uma grande parte da sociedade. Só que ele ressuscitou e tornou-se para nós único rei, grande exemplo de vida e amor a Deus”.

Por isso, ressaltou Sueli, devemos exaltar as ações de Jesus e tentar repeti-las no nosso dia a dia, “aceitando cruz com alegria” e “servindo a Ele”.

O ano da fé

A celebração também encerrou o ano da fé, iniciado em outubro de 2012, convocado pelo então Papa Bento XVI. A ideia do pontífice foi fazer com que a igreja católica iniciasse o enfrentamento da crise de confiança em Deus pelo qual passa o mundo.

“Esse momento é muito representado pelo individualismo, pelo materialismo e pela dessacralização”, explicou o doutor em Teologia e presidente da editora Vozes, Frei Antônio Moser no programa “Em pauta”, da TV Canção Nova.

Para o Papa Francisco, este “tempo de graça” que foi o Ano da Fé foi ocasião de redescobrir o essencial do caminho cristão, no qual a fé, juntamente com a caridade, ocupa o primeiro lugar.
 
Veja mais fotos da celebração em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/pascom.santarita.12
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário