segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Novembro Azul" alerta os homens sobre o câncer de próstata

Em outubro, a campanha “Outubro Rosa” chamou a atenção das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do auto-exame. Agora, em novembro, é vez de alertar o homens sobre os cuidados com a saúde com a campanha “Novembro Azul”.

A campanha chama atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata e a importância do exame de toque.

No Brasil, câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele.

 
Uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens revelou que 47% deles nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata. Ao tomarem essa atitude, eles engrossam o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens, levando à óbito mais de 10 mil.

Para mudar esse panorama, desde 2010 o Instituto Lado a Lado pela Vida promove a Campanha Um Toque, Um Drible. A Campanha busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque.

Desde sua criação, a campanha Um Toque, Um Drible, também já realizou diversas ações presenciais de interatividade, como: fóruns de discussão, participação em eventos culturais e esportivos e atuação no ambiente de trabalho, sempre com um exclusivo material de apoio, que é distribuído à população.

O próximo evento acontecerá no Museu do Futebol localizado o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). No fim de semana dos dias 16 e 17 de novembro, o Museu do Futebol terá sua fachada iluminada de azul, chamando atenção dos visitantes para a campanha Novembro Azul.

Além disso, contará com uma programação especial voltada para a campanha. Nestas datas, será realizada uma palestra no auditório do local sobre saúde do homem, detecção e tratamento do câncer de próstata. Folhetos também serão distribuídos com informações sobre a doença e sobre os cuidados masculinos com a saúde, para um público visitante de aproximadamente 1.700 pessoas por dia.

Apesar de ser realizada durante o ano todo, a Campanha tem em novembro o seu ápice. Em comemoração ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata foi criado o Novembro Azul, mês que conta com ações relacionadas à doença.

Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário