segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Muticom: oitavo mutirão debate a comunicação e a participação cidadã

As atividades acontecem até o dia 01 de novembro e reúnem cerca de 800 pessoas de diversos lugares do Brasil. Na programação, além das celebrações, seminários, apresentações culturais e a feira da comunicação.

Natal conhecida como a noiva do sol recebe carinhosamente aos participantes do evento, do norte, sul, sudeste, centro oeste e nordeste os mais de 800 participantes do Mutirão de Comunicação.

O evento teve a abertura neste domingo, 27, no Praiamar Natal Hotel & Convention. O evento, realizado pela Igreja Católica,  é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade.

Na abertura também foi apresentada uma brilhante Camerata de Vozes da Secretaria da Cultura, do Rio Grande do Norte, com o maestro Monsenhor Pedro Ferreira.

O que é o Muticom?

É o Mutirão Brasileiro de Comunicação, um esforço solidário de busca por uma prática de comunicação mais justa e democrática no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem promovendo, desde 1998, os chamados Mutirões Brasileiros de Comunicação, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC, que tiveram início entre os anos de 1970 e  final da década de 1990.

O que caracteriza os Mutirões, diferenciando-os dos Congressos, é seu objetivo específico, voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação.

Presenças importantes

A mesa da abertura do 8º Mutirão da comunicação estava formada por Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande, MS e Presidente episcopal para a comunicação da CNBB; pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Viera Rocha; pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a Profª e Doutora Ângela Paiva Cruz.

Também formaram a mesa de abertura: Dom Delson Pedreira da Cruz, Bispo diocesano da Paraiba e Bispo referencial para a comunicação do Regional Nordeste 2; a presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza e Pe. Edilson Nobre, vigário geral da arquidiocese de Natal e Coordenador Geral do 8º Mutirão de Comunicação.

Para Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande, MS e Presidente episcopal para a comunicação da CNBB, disse “se eu deveria definir este 8º Muticom, com uma palavra eu diria esperança. Uma esperança que não decepciona, e esta alegria de ver cada vez mais o desafio de Paulo VI, que seremos julgados pelas futuras gerações pelo bom ou mau uso que fizermos dos meios de comunicação, ele se torna preocupação de todos nós”.  

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Viera Rocha, disse, “todos os temas dos mutirões passados todos tem uma clareza muito grande por parte da Igreja e da CNBB em contribuir para a transformação da realidade do ponto de vista de cidadania, enfim de valores tão importantes necessário para o nosso país”.

No discurso da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a Profª  Doutora Ângela Paiva Cruz, disse que “receber esta demanda para realizar o Muticom em parceria com a Universidade Federal, foi muito bom. Verifico que aquilo que tinha sido projetado naquela época esta hoje na programação. Neste evento vamos ter a possibilidade de fazer uma discussão cientifica acadêmica, da questão da comunicação sobre os meios e processos que venha a qualificar a atuação na comunicação da religião católica”.   

Para a presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, em seu discurso lembrou do 1º Muticom realizado em 1998 em Belo Horizonte, “é por isso que quero lembrar de algumas pessoas que estão aqui presentes no 8º Muticom que fazem historia dos mutirões desde os primeiros que as organizações católicas de comunicação e a CNBB em uma busca já em tempo de globalização, de termos eventos mais fortes, mais significativos que unissem as nossas forças, as nossas energias, tanto dos meios de comunicação que pudéssemos ser um só coração e uma só alma”.  

No evento estavam presentes vários bispos, Dom Plinio José Luís da Silva, do Piauí; Dom José Moreira, São Paulo; Dom Wladimir Lopes Dias, Espirito Santo; Dom Antônio Wagner, Paraná e o arcebispo emérito da arquidiocese de Natal dom Heitor Sales.

Dom Dimas: o conteúdo é desafio na comunicação

Para o Arcebispo de Campo Grande MS e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Dom Dimas Lara Barbosa, o maior desafio da Igreja hoje é formar seus comunicadores:

“Nós temos os meios à disposição. A importância para nós não é tanto a utilização desses meios. O grande desafio se chama conteúdo. Nós temos conteúdo: a grande tradição da Igreja, os santos Evangelhos... o grande desafio é transformar esses conteúdos numa linguagem que seja inteligível para aqueles que estão imersos nas novas mídias”, afirmou Dom Dimas.

Com informações de: Muticom e Signis Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário