segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Paróquia de Santa Rita inicia estudos para a Nova Evangelização

Membros de pastorais, serviços e movimentos da paróquia Santa Rita dos Impossíveis, em Santa Rita do Araguaia (GO), se preparam para o segundo encontro sobre o Sistema Integral da Nova Evangelização (Sine).

A atividade está programada para o próximo sábado, dia 26, no salão da igreja Nossa Senhora Aparecida, a partir das 20h30, após a missa.

É fundamental ter o livro “Plano Diocesano de Missão e Pastoral Integrada” para que as reuniões sejam proveitosas. O material custa R$ 12 e pode ser solicitado na secretaria da igreja, pelo telefone (64) 3635- 1245. 

PRIMEIRA REUNIÃO

O primeiro encontro de estudo ocorreu na noite do sábado passado, dia 19, na capela Nossa Senhora Aparecida. A maioria das 40 pessoas presentes na reunião já havia participado da Jornada de Informação (primeira etapa do novo sistema de evangelização).

No encontro de sábado a comunidade leu e discutiu a Introdução e o capítulo 1 do Plano Diocesano. A Introdução destaca os documentos que baseiam a nova evangelização da igreja católica.

Entre eles estão: o Novo Testamento, que traz a evangelização missionária de São Paulo; e os resumos das Conferências Episcopais ocorridas na América Latina, sendo a última em Aparecida (São Paulo), em 2007. 



O capítulo 1 explica a importância do funcionamento da diocese de modo planejado, com o envolvimento de representantes de todas as pastorais, movimentos e serviços. “É o que nós chamamos de Pastoral de Conjunto. Ou seja, quando a comunidade define os objetivos e como atingir essas metas”, explicou o pároco Humberto Vieira.

O trabalho da “Pastoral de Conjunto” pode ser sintetizado em: querigma, catequese e transformação social. O querigma é o primeiro anúncio, para aqueles que não conhecem Jesus Cristo. A catequese diz respeito ao aprofundamento da mensagem cristã. A transformação social é o esforço em mudar o mundo conforme o projeto de Deus.  


PRÓXIMA REUNIÃO

No encontro do próximo sábado (26) serão estudados os capítulos 2 e 3 do Plano Diocesano. O capítulo 2 se refere à estrutura da organização da igreja, que corresponde à diocese, à paróquia, aos movimentos e à escola católica.  O capítulo 3 trata da missão pastoral da igreja, destacando a oração e o trabalho social.   

Por Gibran Lachowski (Pascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário