quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Franciscanos pela paz: Não à criminalização das juventudes!

Entre os dias 21 e 31 de outubro, o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), promoverá duas semanas de atividades de cultura de paz. Este evento, realizado anualmente, contará com tendas e panfletagens nas ruas, seminário temático, roda de conversa, apresentações culturais entre outros. Esta programação acontecerá nos serviços do Sefras de São Paulo e Rio de Janeiro.

Conhecida no Sefras, como “Semana da Paz”, este evento faz parte das comemorações dos 27 anos do “Espírito de Assis” que a cada ano a Família Franciscana Internacional através das ordens, congregações e instituições fazem memória e atualizam este apelo de paz no mundo.

De acordo com o coordenador da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Wilson Simão, falar de paz ainda é um desafio para o mundo. O “Espírito de Assis” é atualizado a partir do contexto social em que estão presentes os diversos grupos que trazem o carisma franciscano.

O frade explica que o tema da “Semana Paz” foi motivado pela Campanha da Fraternidade de 2013, pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no RJ e principalmente pelas prisões e a truculenta violência policial infligida às juventudes nos protestos ocorridos no Brasil. Portanto, este ano, o apelo dos franciscanos pela paz, se manifesta em dizer NÃO à criminalização das juventudes e se posiciona pelo SIM, aos direitos dos jovens.

O “Espírito de Assis”

O encontro ecumênico chamado de “Espírito de Assis” aconteceu em 1986, convocado pelo Papa João Paulo II, na cidade de Assis, na Itália. Desde então, o Movimento Franciscano realiza anualmente, no final do mês de outubro, atividades em favor da paz. Foi a partir de 27 de outubro que a cidade onde nasceu Francisco de Assis,  tornou-se para todo o mundo e para todas as religiões um apelo à verdadeira PAZ.

Todos os anos atualiza-se esta proposta de Cultura de Paz a partir do contexto social. CLIQUE AQUI para assistir o vídeo desse evento em 1986.

CLIQUE AQUI e conheça o Decálogo de Assis pela Paz.

Semana da Paz 2013 – “Em favor da Paz! Contra a Criminalização das Juventudes”

O Povo foi às ruas

A Semana da Paz no Sefras quer levar a sociedade a refletir sobre os acontecimentos que levaram milhares de pessoas às ruas no Brasil, em junho de 2013. Diferentemente da Espanha e da Grécia e de modo geral da Europa, que passa por crise econômica, como também, dos países da chamada Primavera Árabe, nosso país apresenta a menor taxa de desemprego (IBGE) da sua história.

Todavia, o Brasil que hoje tem o 7º PIB maior do planeta, também é o que tem um dos maiores índices de desigualdades sociais. Foi neste contexto que as ruas foram tomadas por manifestações revelando que as injustiças causam “violência e guerras” sociais.

Fonte: SEFRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário