segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Papa agradece trabalho escondido de missionários em todo o mundo


Francisco deixou palavra de solidariedade às populações das Filipinas atingidas por terremoto

O Papa Francisco assinalou no Vaticano o Dia Mundial das Missões, que a Igreja Católica celebrou este domingo (20), com um elogio a todos os que "dão a vida", neste serviço, sem "proselitismo".

"Neste dia, estamos unidos a todos os missionários e missionárias, que trabalham silenciosamente e dão a vida", disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a recitação da oração do Angelus.

Francisco deu como exemplo a missionária italiana Afra Martinelli, que durante vários anos trabalhou na Nigéria, onde foi morta, aos 78 anos, na sequência de um assalto.

"Todos choraram, cristãos e muçulmanos. Ela anunciou o Evangelho com a vida, com a obra que realizou, um centro de instrução: assim difundiu a chama da fé, combateu o bom combate", referiu, antes de pedir um aplauso em memória de Martinelli.

Segundo o Papa, a missão da Igreja é difundir essa chama que "Jesus acendeu no mundo, a fé em Deus que é Pai, amor, misericórdia".

"O método da missão cristã não é o proselitismo, mas o da chama partilhada que aquece a alma", prosseguiu, agradecendo a todo os que rezam e apoiam materialmente a "ação missionária" da Igreja Católica.

Francisco manifestou ainda a sua proximidade à população das Filipinas, atingida por um "forte terramoto", que esta terça-feira provocou pelo menos 180 mortos. "Convido-vos a rezar por esta querida nação, que recentemente sofreu várias calamidades", declarou.

A catequese do Papa centrou-se no valor da oração "perseverante", como forma de cada cristão se associar a Deus "na luta contra o mal". "Se se apagar a fé, a oração, e caminharmos no escuro, perdemo-nos no caminho da vida", advertiu.

Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário