Por
Helizabeht Ferreira
O
encontro teve início logo cedo com as boas vindas da equipe e as palavras de
abertura de Dom Majella. Foi feita a oração da Ave-Maria e a leitura bíblica da
passagem de Lucas 6.
Sabemos
que um dos elementos que o documento de Aparecida traz é que as Paróquias deve
ser um lugar de formação permanente; um lugar de abastecimento, abastecer o
conhecimento e a vida cristã.
Por
isso, para melhor atuar como secretária paroquial é necessário que se tenha:
-
Planejamento (qual é a meta dessa paróquia, qual nosso objetivo);- Controle (avaliar a caminhada da secretaria e da paróquia);
- Liderança (motivação e incentivo);
- Organização.
O
palestrante do encontro foi o senhor Jair Mongelli Júnior, que é Diretor
Técnico do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo.
Entre
várias coisas, ele nos apresentou alguns dados importantes sobre documentação e
arquivamento, como por exemplo:
-
99% do que é produzido em uma paróquia é de característica permanente;- arquivar é investimento e não custo;
- não deixar que outras pessoas tenham acesso aos livros (apenas o Pároco e a secretária).
- sobre os arquivos: forçar uma ventilação no armário, e ter local apropriado para eles;
- manter um livro de ata, mandar para diocese para fazer o termo de abertura e registrar as eucaristias também.
Também
foram discutidos assuntos como pagamento de impostos, pessoa jurídica, leis e
envio de documentação para a Cúria, além de licenças de matrimônio e vendas na
igreja.
Na
ocasião, foram apresentados programas de computação que serão instalados nas
paróquias para dar maior agilidade e qualidade aos serviços prestados.
Participaram
cerca de 30 secretárias e secretários paroquiais e o curso aconteceu entre os
dias 15 e 17 de outubro na Diocese de Jataí.
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