segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Missa dos Jovens: ações da catequese incentivam participação na igreja

A partir de símbolos como o cartaz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o globo do planeta Terra, o terço, um par de chinelos e a mochila, garotas e rapazes que frequentam a paróquia de Santa Rita dos Impossíveis mostraram a importância do jovem missionário que vai ao mundo levar a palavra de Cristo.

Esses elementos abriam o rito da missa de domingo (27) em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, ocorrida à noite na matriz e que teve a presença de cerca de 150 pessoas, praticamente lotando a igreja.

O Censo de 2010 do IBGE aponta que existem 47 milhões de jovens no país, de 15 a 29 anos. A CNBB reconhece a importância da juventude na comunidade religiosa, e desde 1985 dedica o último domingo de outubro para esse público. Este ano, em razão da JMJ, o jovem foi o foco da Campanha da Fraternidade.  

“Papo reto”
Guilherme Rodrigues Melo, de 15 anos, declarou não pertencer a nenhuma religião, mas participou da missa a convite da namorada. Ele alega que um dos motivos que o afasta da Igreja é a falta de apoio da família. Para Guilherme, um dos problemas que mais afligem a juventude é a violência. “Esta semana mesmo teve caso de briga dentro da escola. A violência é um grave problema, tanto quanto o uso de drogas”.

Já a sua parceira, Eduarda Grasielly Bastos, de 13 anos, mostra-se bastante participativa. Além de catequizanda da Crisma, a jovem é assídua na igreja, frequentando a missa e o terço da catequese. Ela destacou que falta um ambiente mais próximo da realidade do jovem que o aproxime da Igreja.

“O que mais me chamou a atenção nas palavras do padre (na missa de domingo) é quando ele coloca que a juventude deixa de vir à igreja para ir para festas. Devemos colocar Deus em primeiro lugar e muitos não têm consciência disso”, disse Eduarda.

 A messe é grande...

A missa foi organizada pelo grupo da Catequese e teve como foco mostrar a necessidade da juventude na comunidade.  Everton Dias Gomes, de 26 anos, professor e coordenador da Catequese, declarou estar satisfeito com a participação de catequistas e catequizandos, só que em sua avaliação há muito o que se fazer.

“Houve um número maior de jovens na missa em relação às outras semanas, mas muitos dos catequizandos não vieram para a celebração. Estamos trabalhando com o intuito de trazer esses jovens para ouvir a palavra de Deus e para que isso aconteça temos necessidade de mais catequistas”, explicou.

A Catequese realiza atividades de formação católica de jovens e adultos e faz a organização mensal dos preparativos para a missa. Além disso, promove toda quarta-feira, às 19 horas, a reza do terço, chamado de “Terço da Catequese”. “Todos estão convidados a participar, sejam catequizandos, catequistas, pais, mães, amigos e colegas dos catequistas”, destacou Everton.

 
Chamado

Caso você vivencie o testemunho de Cristo, seja frequente na missa, tenha conhecimento na palavra de Deus e sinta essa vontade de ajudar na Catequese, procure o padre Humberto Freitas Vieira, a coordenação da Catequese ou a secretaria paroquial.

Por João José Alencar (com informações da Rede Século 21)
VOCÊ PODE VER MAIS FOTOS DA MISSA NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK:
Pascom Santa Rita.
Acesse!!

Um comentário:

  1. Realmente, precisamos encontrar uma solução para cativar a juventude. Igreja precisa aprender ser mais acolhedora dos jovens. A missa foi uma benção, os depoimentos importantes e a matéria muito ficou boa.

    ResponderExcluir