quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Comunicado Oficial do Vaticano sobre a Diocese de Limburg, na Alemanha

Sobre as diversas notícias que têm se espalhado sobre o bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst, na Alemanha, o Vaticano, por meio de um comunicado oficial, esclarece que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para investigar o caso e que o referido bispo foi afastado de suas funções.

Leia o comunicado na íntegra:

COMUNICADO SOBRE A DIOCESE DE LIMBURG

Cidade do Vaticano, 23 de outubro de 2013(VIS).- Publicamos a seguir o comunicado divulgado hoje pela Secretaria de Imprensa da Santa Sé.

“O Santo Padre tem estado continuamente informado, ampla e objetivamente, sobre a situação da Diocese de Limburg.  Nesta diocese há se criado uma situação pela qual o bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst não pode exercer seu ministério episcopal.

Depois de uma “visita fraterna” do cardeal Giovanni Lajolo, no mês de setembro passado, a Conferência Episcopal Alemã, conforme um acordo entre o bispo e o capítulo da Catedral de Limburg, foi constituída uma comissão para realizar uma investigação profunda da questão da construção da sede episcopal.

Na espera dos resultados desta investigação, bem como da análise das responsabilidades sobre a questão, a Santa Sé crê ser oportuno autorizar o bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst, a transcorrer um período de permanência fora da diocese.

Por decisão da Santa Sé, desde hoje entra em vigor a nomeação de Statdtdekan Wolfgang Rösch como vigário geral; nomeação que havia sido anunciada pelo bispo de Limburg para 1 de janeiro de 2014.

O vigário geral Rösch administrará a Diocese de Limburg durante a ausência do bispo diocesano no âmbito das competências vinculadas à este cargo.”


Fonte: Vatican Information Service

Tradução: Ana Paula Carnahiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário