quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Padre Humberto participa de encontro nacional do MCC

Os assessores eclesiásticos do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) devem ofertar constante formação e fortalecer a espiritualidade das lideranças leigas. Dessa forma é possível evitar distorções sobre o MCC e integrá-lo à pastoral diocesana.

Essas são as orientações tiradas do VI Encontro Nacional de Assessores Eclesiásticos do Movimento, ocorrido entre os dias 15 e 17 de outubro na Casa São Paulo, no município de Embu das Artes (São Paulo). O padre Humberto Vieira, responsável pela paróquia de Santa Rita dos Impossíveis (GO) foi um dos participantes do evento.

“Foi um momento de muita graça para a minha caminhada sacerdotal e também para a vida do Movimento de Cursilho”, contou o padre. “Tenho certeza que todos saíram animados para dinamizarem o MCC para todos viverem com alegria sua vocação batismal. Agradeço muito a oportunidade que o Grupo Executivo Diocesano de Jataí me proporcionou”, complementou.


O evento

O encontro nacional ocorria de quatro em quatro anos, mas passou a ser de dois em dois, a fim de reforçar o processo de avaliação do trabalho de assessoria.

O evento começou com a celebração eucarística, presidida pelo padre Francisco Bianchin, o padre Xiko. Ele destacou em sua homilia três pontos importantes para Igreja e o MCC: sustentar a esperança, nos deixar surpreender por Deus e manter a alegria.


Nosso pároco com os padres Xiko e Marcos, da coordenação nacional

Os participantes do encontro fizeram uma avaliação geral positiva dos 50 anos de Movimento de Cursilho no Brasil, completados em 2012. Agora os assessores e os leigos engajados no MCC devem trabalhar para que se passe do Jubileu de Ouro a um Novo Pentecostes.

Ou seja, rezar e fazer obras concretas com o coração tomado pelo fogo do Espírito Santo, pronto a espalhar a Boa Nova. É o que destaca a carta do encontro nacional. Confira o documento na íntegra logo abaixo da matéria.


Cursilho

O MCC tem o objetivo de fazer o anúncio da palavra e dos desígnios de Deus aos cristãos adultos afastados para que, numa fase posterior, possam ser também, anunciadores da Boa Nova. O cursilho funciona sob uma metodologia que se divide em três etapas.

A primeira refere-se: à identificação de cristãos afastados, áreas e ambientes a serem evangelizados; e ao chamado para a participação de um retiro de reencontro com Deus, que dura, em média, três dias. A segunda etapa é o encontro propriamente dito, com uma série de atividades espirituais. A terceira diz respeito ao “pós-cursilho”, momento de inserção dos cursilhistas nos trabalhos de evangelização.  


Leia abaixo a íntegra da carta emitida no final o encontro:


Um comentário:

  1. Saiu bem melhor que a encomenda. Realmente se esforçaram para fazer uma boa matéria. Ficou muito boa. Parabéns!

    ResponderExcluir