quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Comissão de Ecumenismo avalia atividades realizadas em 2013

Para fazer um balanço do ano de 2013 e definir as atividades previstas para o ano de 2014, a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, reuniu-se em Curitiba, de 17 a 18 de outubro. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Comissão, dom Francisco Biasin; o assessor, padre Elias Wolff e colaboradores da Comissão de diferentes regiões do Brasil.

Durante a reunião, considerou-se que passos significativos foram dados em 2013. “Certamente essas atividades como o IV Simpósio de Ecumenismo, realizado no mês de janeiro, o lançamento da revista Caminhos de Diálogo e o VII Sulão de Ecumenismo muito contribuíram para o fortalecimento da convicção ecumênica tanto dos cristãos católicos como dos membros das outras Igrejas”, avaliou padre Elias.

Para 2014, estão previstas atividades como o V Simpósio de Ecumenismo, que acontecerá em São Paulo, em janeiro; Seminário sobre Missão, Ecumenismo e Laicato, a ser realizado em agosto (em parceria com as Comissões da CNBB para o Laicato e para a Ação Missionária e o Conselho Nacional de Igrejas Cristas); Simpósio sobre o Diálogo Inter-religioso, em outubro.

Ainda de acordo com o assessor, dentre os desafios para 2014, percebeu-se a “necessidade de abrir caminhos para o diálogo com os pentecostais e intensificar mais as iniciativas de diálogo com as religiões”.

A Comissão possui 21 projetos para o quadriênio de 2011 a 2015, fortalecendo três principais áreas de ação:

1) A formação para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso;

2) A criação e o fortalecimento de organizações ecumênicas nas dioceses e regionais da CNBB (Comissões de Ecumenismo);

3) O acompanhamento e fortalecimento do diálogo da Igreja Católica com outras igrejas e religiões.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário